domingo, 23 de março de 2008

ENGENHARIA CIVIL


Engenharia Civil - é o ramo da engenharia que projecta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária.
Os termos Construção Civil e Engenharia Civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. Cujo conhecimento por exemplo de Engenharia Militar era destinada apenas ao Militares e a Engenharia Civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo a engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos vários divisões, elétrica, mecânica, química, naval. Exemplos como Engenharia Naval dão origem a Construção Naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da Civil.
O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, as redes de instalações elétricas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia Civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_civil

3 comentários:

Unknown disse...

Eu quero fazer engenharia e acho um campo de trabalho muito bom pois esta no ranquim de um dos empregos do futuro. Gleika

Unknown disse...

me chamo jeciane, tenho 16 anos e faço o 2° ano de edificações,,pretemdo me forma em engenharia civil porquê é um dos campos que mais oferece oportunidades de trabalho,, acho a engenharia civil simplesmente magnifica de todos os ângulos....

wilker disse...

meu nome e wilker ,tenho 13 anos , eu pretendo me forma em engenharia pq eu gosto de adimirar as construçoes , de saber como ela foi progetada,oq foi utilizado para a sua construçao,mais eu pretendo me forma mesmo em engenharia pq eu quero ser um otimo engenheiro para contruir varias coisar q eu venho planejando.
onde eu moro quase todos os dias vejo obras se levantando e eu fico namorando os edificios.
em nome de jessus eu vou conseguir ,nao importa as lutas nen as deficuldades mas eu vou conseguir...