quarta-feira, 29 de outubro de 2008

educomrádio

De que se trata

O projeto educom.rádio (Educomunicação pelas Ondas do Rádio) integra o Programa EDUCOM do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA - Escola de Comunicações e Artes, da USP - Universidade de São Paulo, desenvolvido junto ao Projeto Vida, da Secretaria da Educação do Município de São Paulo.

O que pretende

Formar, capacitar e assessorar profissionais da educação e membros da comunidade escolar (educomunicadores) para que explorem e multipliquem as possibilidades de utilização das tecnologias e linguagens das mídias (iniciando com rádio) como instrumentos de promoção da cidadania e da melhoria do ensino.

A quem se dirige

O educom.rádio tem como público alvo profissionais de educação, alunos e membros adultos das escolas municipais de São Paulo. Ao todo, são 450 escolas e 9100 participantes. Inicialmente, o projeto atinge 26 escolas e 520 pessoas.

Quando e como acontece

O projeto é composto por 7 fases, com início em setembro de 2001 e término em dezembro de 2004. Acontece em forma de workshops sobre Educomunicação, oficinas sobre produção radiofônica e exercícios práticos.

Onde acontece

Workshops

Num primeiro momento, os professores e membros da comunidade escolar envolvidos no projeto formam grupos que se encontram em 5 locais diferentes da cidade, tomando parte nos workshops que discutirão os vários aspectos da inter-relação Comunicação/Educação.

Cada um dos grupos será designado pelo nome de um educomunicador: Paulo Freire, Mário Kaplun, Mariazinha Fusari, Celestin Frenet e Janus Korczak.

URL do site: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista9/projetos%209-1.htm

Nenhum comentário: