sábado, 27 de setembro de 2008

Slash


Nome completo: Saul Hudson
Data de nascimento: 23 de Julho de 1965
Origem: Hampstead, Londres
País: Inglaterra
Gêneros: Hard Rock
Glam Metal
Instrumentos: Backing Vocal, Guitarra
Período em atividade: 1983 - presente
Gravadoras: UZI Suicide (1986)
Geffen Records (1987-1996)
Koch Records (1994-2001)
RCA Records (2002-presente)
Afiliações: Guns N' Roses
Slash's Snakepit
Slash's Blues Ball
Velvet Revolver

Slash
Saul Hudson (Stoke-on-Trent, Inglaterra, 23 de Julho de 1965), mais conhecido como Slash, é um dos mais notáveis guitarristas em atuação e considerável na história do rock. Tornou-se conhecido graças ao seu trabalho no Guns N' Roses e com a ajuda da MTV e da gravadora Geffen. Porém, já tocou também em sua própria banda, a Slash's Snakepit, e atualmente integra o Velvet Revolver, com os ex-companheiros do Guns N'Roses Duff McKagan e Matt Sorum. Sua guitarra preferida é a Gibson Les Paul.

Possui entre suas marcas registradas cobrir seu rosto com a longa cabeleira, usar cartola e utilizar muito a escala pentatônica em suas músicas, influência do Blues.Seu reconhecimento fica por conta de suas composições que, "teoricamente", não são tão complexas, mas a sua habilidade faz com que ele adicione um "toque" a mais mesmo em músicas simples, o que o faz único e agrada muitas pessoas.Seus solos tambem são conhecidos por trazer de volta as influências de Blues,na linha do Rock and Roll dos anos 70,fugindo da tendência de sua época.

Biografia
Nasceu em Stoke-on-Trent, Inglaterra em 23 de Julho de 1965, filho de dois artistas, pai inglês (judeu) e mãe afro-descendente estadunidense. Se mudou para Los Angeles, Califórnia, EUA aos 11 anos. Aos 15 sua avó deu sua primeira guitarra, o que resultou em uma queda em seu rendimento escolar,assim saiu da escola e formou o Road Crew com o colega e baterista Steven Adler.

Após conhecer o guitarrista Izzy Stradlin , conheceu Axl Rose. Quando Tracii Guns (primeiro guitarrista solo) abandonou a banda junto com Robert Gardner (primeiro baterista) Axl precisava de um guitarrista e um baterista, Slash e Steven foram voluntários e se juntaram(alguns dizem que slash havia visto um show de Axl e pedido para entrar na banda antes mas lhe foi negado devido o seu estilo). Suas influências musicais são: Led Zeppelin, Eric Clapton, Rolling Stones, Aerosmith, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Neil Young, Iggy Pop, Brian May e Van Halen. Muitas pessoas afirmam a incrível semelhança que ele consegue ter com Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppelin), e com Joe Perry (guitarrista do Aerosmith), das influências citadas, estas com certeza são as mais evidentes. Slash já declarou ter grande admiração especialmente pelas bandas: "Led Zeppelin", "Rolling Stones" , "Pink Floyd" e "Aerosmith"

Slash era grande viciado em heroína e cocaína. Também era acostumado a tomar quase uma garrafa de Jack Daniel's (whisky) por dia. Durante uma overdose em um hotel, seu pulso parou e só o ressucitaram injetando adrenalina. Teve que escolher entre a heroína e o Guns N' Roses, escolheu a banda.

Saiu do Guns N' Roses em 1996, alegando discussões com Axl Rose sobre novo álbum da banda. Este parecia ter sido o momento crítico. Slash já tivera problemas com a banda em outras vezes, como por exemplo na gravação da música "Sympathy For The Devil" (Rolling Stones - Jagger/Richards) gravada para o filme "Entrevista com o Vampiro", onde seus solos não foram incluidos na mixagem final. Slash foi fundamental na identidade da banda, resgatando solos do passado, buscando influências dos guitarristas que ajudaram muito ao surgimento do rock, sempre fazendo covers e boas apresentações ao vivo. Slash sempre foi o líder natural dos Guns N' Roses apesar das tentativas de assumo de liderança da parte de Axl Rose. Slash sempre foi e será lembrado e, com certeza, é tão famoso ou mais que Rose. Seu estilo será sempre lembrado pelos fãs, desde a inesquecível cartola até os seus belíssimos solos, não por somente técnica e sim pelo seu imenso feeling.

No Velvet Revolver, tem feito bem seu trabalho. E tem tido destaque entre as demais bandas. Em sua primeira gravação com o Velvet Revolver fez uma introdução sensacional, em um cover de "Money" (Pink Floyd). Misturando blues, rock, entre outros, Slash conseguiu criar um estilo próprio.

Recentemente, Slash foi escolhido pelo site Digital Dream Door como um dos 50 melhores guitarristas da história do Rock.

Com o Velvet Revolver abriu o show do Aerosmith no dia 12 de Abril num show no Morumbi em São Paulo, Brasil, que foi o primeiro da banda nesse país.

Recentemente foi lançada a sua biografia, contando diversas histórias, principalmente na época do Guns, abordando também a época que era viciado em drogas.

Equipamentos
Guitarras

Slash utiliza quase sempre guitarras Gibson Les Paul Standard e Custom, equipadas com captadores Alnico II Pro da Seymour Duncan(ele tem uma linha deles) e cordas Ernie Ball, mas seu acervo de instrumentos é variado. Sua guitarra mais famosa é uma Gibson Les Paul Standard, com a captação citada, guitarra que Slash usava em grande parte do tempo em seus shows.
Entre as mais de 240 guitarras que Slash possui, temos as marcas/modelos:
Gibson Les Paul Standard ; Les Paul Classic ; SG Standard ; Melody Maker ; SG DoubleNeck ; Flying V Standard ; Explorer Standard ; Slash Signature ; Les Paul Custom
Fender Stratocaster ; Telecaster
Music Man Silhouette ; Music Man Axis
Guild The Crossroad DoubleNeck
B.C Rich Mockingbird SL ; Mockingbird SLP
Violões Guild, Gibson J-100, Martin D-28, Ramirez Classical e Dobro
Gibson Les Paul customizada pelo luthier Lester William Polfus. Rarissima guitarra por ter o braço feito em mogno de Matumbili e mesmo assim conseguir um sustain magnífico.

Amplificadores
Em performances ao vivo, Slash utiliza amplificadores Marshall Slash Signature, que é igual ao amplificador 2555 Silver Jubilee (E34Ls na saída, e GT12AX7[ECC83] no pré-amp), mas com chave de seleção de potência do power amp em 100 ou 50 watts. Quando ele utiliza o Heil TalkBox,
o mesmo é ligado em um 2555 Silver Jubilee no modo 50 watts.

Em estúdio, Slash ultiliza um Marshall 2555 com válvulas E34Ls na saída e um Marshall JCM 800 com válvulas 6550 na saída.
Seus ajustes costumam ser:
Som sujo: Presence: 8, Bass: 7, Mid: 7, Treble: 4 1/2,
Output Master: 10, Input Gain: 6 1/2


Som limpo: Presence: 0 ; Bass: 9 ; Mid: 3 ; Treble: 5.5 ; Output Master: 10 ; Lead Master: 0 ; Input Gain: 4. Os amplificadores são plugados em gabinetes Marshall 1960 A e 1960B com falantes celestion Vintage de 70 watts. Ao vivo, utiliza cabos Monster Cable Studio Pro 1000.
O seu som de guitarra veio modificando ao longo dos anos. Em meados de 1980, Slash costumava usa o JCM 800 com válvulas 6550 de potência em gabinetes com falantes Celestion de 25 Watts, e mais volume master do que volume do pré-amp. Nas gravações de Use You Illusion, Slash utilizou tanto a reedição do Silver Jubilee quanto o JCM 800, sendo este último um pouco mais enfatizado.

Efeitos
Slash utiliza um Bob Bradshaw Footswitch, Mxr M-108-Band E.Q,Boss DD-3 Digital Delay, Dbx Compressor 166, Yamaha spx900, Wah-Wah Dunlop Cry Baby, Dunlop Heil ht-1 Voice Box, Rocktron Hush 2cx e um sistema sem fio Nady 950 gt e pra distorção usa o do seu amplificador.

Vida pessoal
Slash foi casado duas vezes, a primeira foi com Reneé Suran, e a segunda com Perla Ferrer, com quem teve dois filhos, Cash e London. Slash começou a tocar guitarra aos 15 anos, quando foi morar nos EUA. Adler que apresentou a guitarra para Slash, e, assim que foi morar com sua avó, Slash ganhou sua primeira guitarra, saindo da escola para se dedicar 24 horas à música. Após 10 anos no Guns N' Roses ele saiu da banda, muitos dizem que a causa foi um desentendimento com Axl Rose(vocal). Ao deixar o Guns N' Roses formou a banda Slash's Snakepit, mas atualmente está no Velvet Revolver.

Curiosidades
Melhor do ano em:1995,2007.
Slash e Duff McKagan, seu amigo e companheiro de banda, foram bêbados receber o prêmio do MTV American Music Awards no qual causaram constragimento ao falarem vários palavrões. Após esse episódio, as cerimônias do MTV American Music Awards passaram a ser gravadas, e não mais ao vivo.
O logo do selo independente do Guns N' Roses, "Uzi Suicide", foi desenhado por Slash.
Durante uma entrevista no Rock In Rio II, uma repórter disse a Slash: "Você está muito comportadinho". Resposta de Slash: "Se você levantar a saia, não sei se vou ficar tão comportadinho assim."
Slash e Izzy escaparam por pouco ás consequências finais do vicío da heroína. O empresário Alan Niven, chegou mesmo a simular um sequestro de Slash, para um tratamento de desintoxicação, ele estava voando para o Havaí e seu vôo foi desviado para outra ilha próxima, e o resultado foi positivo pois ficou curado: "Durante oito dias eu tomei vitaminas, banhos de sol, não bebi e fiquei com um jeans pretos todo o tempo. Mas valeu."
Slash estava num aeroporto para mais uma turnê dos Guns N' Roses, e ele queria um "drink", mas a lei local dizia que nada de bebidas alcóolicas antes das cinco da tarde. Slash pediu uma bebida de qualquer jeito, e o garçom disse "It's five o' clock somewhere" (são cinco horas em algum lugar).
Slash trabalhou no albúm Live Era junto de Duff. Eles combinavam horários e nunca se encontraram com Axl, todos os acertos eram feitos via terceiros.
No caminho para o primeiro show na Inglaterra, em pleno vôo Los Angeles-Londres Slash, bêbado, cochilou e acabou pondo fogo no banco do avião.
Antes de tocar no Guns N' Roses, Slash já havia trabalhado como entregador de jornais, lavava pratos e fazia bicos como desenhista (o logo do Guns N' Roses, a caveira, foi desenhado por ele).
Slash adora répteis e gatos. Ele tem inúmeras cobras. Como ele as deixa procriarem, o número sempre varia. Ele já teve cães, mas acha que gatos tem muito mais o espírito dele: independentes e livres. Suas cobras mais famosas são Clyde e Cranston.
Em 1995, Slash foi votado como um dos 10 homens mais sexys do mundo do rock pela revista americana Playgirl.
Slash vendeu sua casa por aproximadamente 4 milhões de dólares para Billy Bob Thornton e Angelina Jolie quando entrou em turnê (08/2000).
Slash adora máquinas de pinball. Ele fez o design das máquinas do Guns N' Roses e Slash's Snakepit. Em sua casa, tem uma sala cheia delas. Slash nunca jogou pinball na sua infância, então quando visitou a família de sua ex-mulher, que tinha algumas máquinas, se apaixonou.
Um de seus maiores destaques é o riff inicial da música "Sweet Child'o Mine", mas não pela velocidade e sim pela harmonia que Slash imprime.
Slash é estrela do jogo Guitar Hero III: Lengends of Rock, onde é possível tocar um solo com ele em forma de batalha, e vencendo a mesma, ele se torna um personagem jogável do jogo, assim como outro guitarrista famoso, Tom Morello, da banda Rage Against the Machine. Este game ainda tem como extra um vídeo exclusivo, que mostra Slash na produção do jogo tocando seu solo exclusivo para o jogo e uma cena hilária dele destruindo uma guitarra.
Já no jogo Chrono Trigger Slash é homenageado e tem um dos antagonistas da série com seu nome.
Slash é uma pessoa calma, dificilmente fica nervoso ou agressivo. É conhecido pela sua simpatia e profissionalismo. Adora conversar com os fãs depois dos shows e nunca se nega a dar autógrafos. Em uma entrevista, Axl referiu-se a Slash como "o cara mais legal do mundo".
Várias músicas sobraram das sessões de gravação dos álbuns Use Your Illusion, algumas delas (que podem ser encontradas em CDs piratas) são: Bring It Back Home, Crash Diet, Just Another Sunday, Sentimental Movie. Segundo Slash, Crash Diet iria estar no albúm, mas a banda não gravou a musica
Aprendeu a tocar guitarra ouvindo o disco Road to Ruin da banda de punk rock nova-iorquina Ramones

4 comentários:

Unknown disse...

tu copio isso de um site q eu ja li seu merda

Vinícius disse...

Em primeiro lugar, muito bom o post, embora seja cópia.

Vinicius, só por que o dono do blog copiou de um site tu se achas no direito de chamá-lo de merda? Se eu fosse você, reavaliaria seus conceitos sobre "merda".

Jogos online gratis disse...

Vicicius seu merda deixa de reclamar ... e tbm ninguem perguntou se era uma copia não viu ! merda e vc !

TheWheber disse...

pra mim na inporta da onde foi tirado mas o slash toca muinto cara é foda to na batalha pra consegui estilo de musica e solo dele tambem toco guitar amo isso