quinta-feira, 24 de setembro de 2009

História sobre o Jumpstyle

Jumpstyle
O termo Jumpstyle é usado tanto para o gênero musical, subgênero de Hardcore Techno, quanto para um tipo de dança. Começou centrado na Bélgica, mas hoje se espalha por toda a Europa. Pode parecer um pouco engraçado, mas para os adeptos chega a ser um estilo de vida. O Jumpstyle surgiu em 1997 na Bélgica.

Performance
A dança moderna associada com o Jump, evoluiu a partir do Hakken-dance (conhecida como Garber, popular nos anos 90). O Jump moderno também é chamado de Skien. A performace com mais de uma pessoa é a mais popular. As pernas são as partes do corpo mais importante no Jumpstyle. É realizado através de uma série de oscilações com as pernas, para frente e para trás no ritmo da música. Um dos modos mais simples de dançar Jumpstyle é a forma OldSchool, no qual a base é feita da seguinte maneira:

Pule duas vezes (apenas antes de começar a sequência, como se estivesse aquecendo-se)
Chute a perna direita duas vezes para frente, ao mesmo tempo, pule. O pé tem que estar na mesma altura que o joelho.
Chute a perna esquerda uma vez para frente.
Jogue a perna esquerda para trás, sem tocar o chão com o bico do pé.
Em seguida, jogue a perna direita para trás, tocando o chão com o bico do pé.
Repita o processo desde o segundo passo.
Os demais passos mais difícies incluem giros e assim por diante.

Música
A música que acompanha o Jumpstyle é descendente do Happy hardcore e Gabber. Suas batidas são geralmente entre 135 a 190 BPM. Mas ela não pode ser encarado como um simples avanço do Gabber. É caracterizada por uma 909 kick drum usadas em 4 tipo de batidas. Ela também tem influências de Chicago House e Hard dance. Hoje, Jumpstyle tem seu próprio estilo de música, que recebe o mesmo nome da dança.

Variações
Jumpstyle pode ser realizadas de várias formas:

OldSchool: Foi com base nesse primeiro movimento que a dança recebeu o nome de Skien. Mais tarde surgiu um certo padrão que foi uma combinação de chutes para frente e para trás em cima da Base, e mais tarde, vieram alguns movimentos como giros.
Hardjump: A etapa básica é diferente dos outros e os saltos são mais fortes em direção ao chão.
Tekstyle: Tekstyle é uma 'fusão' de jumpstyle com o tektonik (estilo de dança onde os movimentos são bem elásticos e soltos); tem uma base diferenciada das demais e muitos giros usando apenas uma das pernas. Dançarinos mais conservadores não a encaram como parte do Jumpstyle.
Starstyle: Este estilo é dançado a uma longa distância em horizontal. É errado dizer que Starstyle é a mesma coisa que Tekstyle.
Freestyle: Nesse tipo de estilo, o Jumpstyle vira qualquer tipo de variação. Como não há restrições específicas. Muitas vezes o dançarino inventa o passo na hora, sem tentar fugir muito do estilo.
Ownstyle: Muito parecido com o Freestyle, porém não há passos inventados. O Ownstyle é uma combinação feita pelo OldSchool Jump, Hardjump, Tekstyle e pelo Starstyle. É uma forma não oficial, recém criada pelo grupo polonês "The Legendary Team", não chegando a ser tão conhecida quanto outras vertentes.
Duojump: Jumping com dois (ou mais) pessoas ao mesmo tempo, com os mesmos passos. Geralmente, os dois (ou mais) dançarinos tem praticado a rotina antes de apresentarem. A maioria dos que dançam em dois ou mais preferem combinar os passos do OldSchool por serem mais fáceis.

Sobre Jumpstyle
Koen Bauweraerts (DJ Coone): "Jumpstyle se tornou um estilo de vida, assim como o Hip-hop e o Techno. Para mim, é a melhor festa em torno de música. Não há outro estilo que faz você ir a loucura e esquecer das preocupações."

Nenhum comentário: