sábado, 15 de agosto de 2009

As constituições do Brasil

1ª constituição Promulgada em 24/02/1891PresidenteFloriano Peixoto

Nascido em Alagoas, foi criado por um tio no Engenho do Riacho Grande. Formou-se na escola militar do Rio de Janeiro, destacando-se na guerra do Paraguai. Ocupou o Cargo de ajudante-general do Exército no último gabinete do Império. Sabia da conspiração republicana, mas não divulgou a informação. Recusou-se a defender o Visconde de Ouro Preto, rompendo com qualquer resistência à Proclamação da República. Foi eleito vice do Marechal Deodoro de Fonseca com maior aclamação que o presidente.
Quando o parlamento foi fechado por Deodoro, Floriano Forçou sua renúncia e assumiu a presidência. Foi atacado pela oposição, que exigia novas eleições. Floriano afirmava que defendia a legalidade, e mandava prender os rebeldes. Ganhou o apelido de Marechal de Ferro. Enfrentou a Revolta da Armada, quando navios comandados por oficiais descontentes bombardearam o Rio de Janeiro. Os revoltosos acabaram vencidos sem comida nem munições. Tinha o firme propósito de manter a união do país de qualquer maneira, e ficou conhecido como o consolidador da República.

2ªconstituição Promulgada em 16/07/1934
3ªConstituição Promulgada em 10/11/1937
PresidenteGetúlio Vargas

Político Gaúcho, liderou o movimento anti-oligárquico que pôs fim a República Velha. Foi eleito presidente pela Assembléia Constituinte de 1934.
Implantou a ditadura do Estado Novo em 1937. Deposto em 45, Voltou a ser eleito em 1951. Neste mandato, levantou bandeiras nacionalistas, mas facilitou, ao mesmo tempo, a entrada do capital estrangeiro. Bombardeado pelos opositores. Getúlio suicidou-se em agosto de 1954.

4ªconstituição Promulgada em 18/09/1946
PresidenteEurico Gaspar Dutra

General, antigo colaborador de Vargas, foi presidente da re
Democratização do país. Foi eleito com o apoio de Vargas. Pregava a não intervenção do Estado na economia e a liberdade de ação para o capital estrangeiro. Sua política economia fez crescer a inflação e a dívida externa. Reprimiu a atuação dos sindicatos e pôs o PCB novamente na ilegalidade.

5ªconstituição Promulgada em 24/01/1967
PresidenteMarechal Costa e Silva

Seu governo representou um período de uma ditadura ainda mais repressiva. Decretou o Ato Institucional n°5, e fechou o congresso por dez meses. Fortaleceu os radicais da ala militar. Foi afastado da Presidência por uma Trombose cerebral. Assumiu uma Junta Militar, que nomeou o próximo presidente.

6ªconstituição Promulgada em 05/10/1988
PresidenteJosé Sarney

Presidente da Transição para a democracia, assumiu o cargo após a morte de Tancredo Neves, que faleceu antes de tomar posse. Enfrentou um período de inflação descontrolada através de diversos planos, sendo o Plano Cruzado o que teve sucesso por mais tempo. Várias concessões políticas a seus grupos de sustentação impediram a manutenção de uma política econômica austera.

2 comentários:

Erivelto Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erivelto Fernandes disse...

Você está totalmente errado. A primeira Constituição foi outorgada em 1824 por Dom Pedro.