quinta-feira, 22 de maio de 2008

DIGA NÃO AO BULLYNG!

Bullying é uma palavra de origem inglesa, que significa: atormentar, perseguir e humilhar alguém. É praticado por um ou mais jovens, que gostam de ver o sofrimento, dor e angústia dos outros.
Como não existe nenhuma palavra na língua portuguesa capaz de expressar o bullying, podemos dizer que é um ato de aterrorizar, excluir e amedrontar, ferir e agredir física e psicologicamente uma pessoa.
Esse termo não é um fenômeno moderno, porém, está cada vez mais constante. Não é mais só nas escolas, mas também na sociedade em geral. Isso está se tornando um problema mundial. E o maior problema é que os pais estão mais preocupados com os filhos serem as vítimas, do que se tornarem autores das agressões.
As vítimas não poderão superar totalmente os traumas sofridos na escola; mais tarde poderão sofrer ou praticar o bullying, alguns até poderão tentar, ou cometer o suicídio.
Os agressores, mesmo tendo fama de mais fortes e imperiosos, também têm suas fraquezas. Na maioria das vezes, usam máscaras para esconder sua verdadeira face, a face do medo, da covardia e de seus anseios ocultos.
Não sabemos ao certo o que fazer para resolver esta situação, mas temos por objetivo criar nossos filhos de maneira diferente sem esconder a realidade, impondo regras, pois a família é a base de tudo e a educação tem que estar presente.
Um trecho da música “Imagine”, de John Lennon, mostra como os agressores podem parar de praticar essas malvadezas e se tornarem pessoas do bem:


“Imagine toda gente
imaginando todo o mundo
você pode dizer que sou um sonhador
mas não sou o único
espero que um dia você se junte a nós
e o mundo será um só”.
Quer saber mais?
entre no site Palavra aberta

Um comentário:

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá Paloma,

Legal você ter publicado aqui o texto Bulling das alunas Alessandra T Alexi, Renata Bomfim Oliveira, Vandréia Hoffman e Jéssica Cordova da 8ª série "C" da escola CAIC Professor Mariano Costa
de Joinville, SC.
Espero você e seus colegas lá no blog contribuindo com seus comentários e nvio de textos sobre o assunto para publicação.

Grande abraço
Prof. Gládis